Skip to content

Autor

Data

Tags

 A logística verde ou logística ambiental refere-se ao conjunto de políticas sustentáveis e medidas destinadas a reduzir o impacto ambiental causado pelas atividades do setor logístico.

Essa concepção da logística afeta a configuração dos processos, estruturas, sistemas ou equipamentos de transporte, distribuição e armazenagem das mercadorias.

A abordagem tradicional da logística costuma deixar à margem da tomada de decisão o grau de sustentabilidade ambiental. No entanto, o objetivo da logística verde é encontrar o equilíbrio econômico e ecológico.

Como consegui-lo? Por que incorporar políticas de logística ambiental em sua empresa? Quais são os desafios que esse paradigma específico da logística enfrenta? A seguir, analisamos em detalhes os principais aspectos relacionados à logística sustentável.

Os objetivos da logística ambiental

A logística verde visa:

Medir a pegada de carbono das operações logísticas para assim ter um ponto de partida para considerar medidas em prol da sustentabilidade e controlar os resultados das mesmas. Uma das metodologias mais utilizadas para o cálculo do consumo de energia e dos níveis de emissões de gases de efeito estufa é a norma internacional UNE-EN 16258:2013.
Reduzir a poluição do ar, solo, água e sonora, analisando seu impacto em cada uma das áreas logísticas, especialmente a vinculada ao transporte.
Fazer um uso racional dos recursos reutilizando contêineres e reciclando embalagens.
Tornar a sustentabilidade extensiva à cadeia de suprimentos. A logística ambiental também traz consigo a concepção de produtos e seu packaging. Ambos devem ser projetados para minimizar seu impacto ambiental.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *